Embora podemos aplicar o Feng Shui em ambientes já prontos e decorados, quando aplicado desde o projeto, os benefícios podem ser ainda maiores.
O Feng Shui pode ser entendido como um processo de harmonização de ambientes com origem chinesa já praticado há mais de 5 mil anos para levar mais harmoniza, equilíbrio e prosperidade em todas as áreas da vida, através dos ambientes.
Sendo assim, utilizamos alguns elementos na hora de harmonizar e entre eles está a melhor disposição dos móveis nos cômodos, para que não haja nenhum tipo de bloqueio energético ou alguma posição desfavorável em algum móvel, como por exemplo, sentar de costas para a porta de entrada dos ambientes – isso então vai servir para mesas, sofás, poltronas e camas – isso porque no Feng Shui existe o conceito da “posição de comando”, que vai servir também para o fogão da casa. Ou seja, quando o projeto de interiores já é pensado junto com os ensinamentos milenares do Feng Shui tudo flui melhor e é a certeza de bons fluxos energéticos na casa a longo prazo.
O uso correto das cores em cada ambiente também influencia bastante no bem-estar dentro de casa. Uma cor muito agitada deve ser usada em ambientes específicos ou nos detalhes, por exemplo, e uma cor mais calma deve ser usada nos quartos para uma melhor qualidade do sono.
O equilíbrio entre os 5 elementos da natureza também é fundamental nesse processo de harmonização (metal, água, madeira, terra e fogo). A ideia é equilibrar esses elementos ao longo dos ambientes e para isso temos o Baguá – o mapa energético do Feng Shui – o ponto de partida de qualquer harmonização.
É através da aplicação do Baguá que identificamos as 9 áreas a serem trabalhadas:
- Sucesso
- Prosperidade
- Família
- Criatividade
- Amigos
- Trabalho
- Sabedoria
- Relacionamentos
- Saúde
Então, além da disposição dos móveis da melhor maneira nos ambientes, também trabalhamos com os 5 elementos, plantas naturais, cores, aromas, iluminação, organização e decoração adequada para que as energias fluam da melhor maneira nos ambientes e tudo isso sem perder a essência de um projeto de interiores.
O uso mais consciente das cores, iluminação, mobiliário, plantas e ordem em um ambiente pode influenciar totalmente as sensações do ser humano. O principal objetivo do Feng Shui é trazer boas energias para dentro de casa, para que consequentemente sua vida tenha mais equilíbrio e harmonia. Apesar de ser uma técnica milenar, seus conceitos são relativamente simples de colocar em prática.
“É maravilhoso ver como pequenas mudanças nos ambientes refletem bastante na qualidade de vida das pessoas.” – conta Rosa Helena Pillon Lulia, arquiteta e designer de interiores que usa o Feng Shui em seus projetos.
Benefícios do Feng Shui:
- Melhora as relações afetivas;
- Melhora o fluxo da prosperidade;
- Abre o caminho do dinheiro em sua vida;
- Ajuda a organizar a mente, criar metas e objetivos de vida;
- Equilibra as cores nos ambientes e com isso melhora as sensações dentro de casa;
- Energia positiva vai circular mais facilmente;
- Melhora muito a saúde e a qualidade do sono;
- Mais disposição e produtividade no trabalho;
- E muito mais..
São várias escolas de Feng Shui e algumas vertentes diferentes, porém o objetivo é sempre o mesmo: harmonizar para prosperar em todas as áreas da vida, através dos ambientes.
Veja mais no meu Instagram: @fengshui.petalasdevidro